Gastronomie

Petits Gâteaux et recettes...

As receitas tradicionais apresentam também um bom estudo de vocabulário.
Relaciono aqui as postagens que apresentam um "rapport" com a alimentação, até porque dominar o vocabulário de outro idioma neste contexto implica em "sobrevivência" (rs,rs) quando viajamos para outro país.
Ninguém quer comer gato por lebre, não vale a pena se arriscar. Me vem à memória agora o que um cunhado passou em Vancouver no Canadá, ou próximo a esta cidade não me lembro mais.Ele contou-nos que em um restaurante de comida chinesa apreciou uma rabada deliciosa, feliz da vida descobriu depois que era proveniente de cachorro.Se os chineses comem até escorpião, imagina que prato singular é um rabinho de cachorro!! Há vídeos na internet que mostram como os chineses sacrificam os cães para alimentação, prefiro não mostrar aqui, e por outro lado quem abriu esta aba em meu blog está interessado em uma bela receita de PETIT GÂTEAU n'est-ce pas? Então clique aqui   para ver a postagem de novembro de 2008.Trata-se de uma receita que revela um segredinho para que o chocolate se concentre no interior e caia derretido como na imagem. O Vídeo não está em francês, mas tem Edith Piaf de fundo musical, Aproveitem.



Clique na imagem para ver Vocabulário Básico de Alimentos.
 CLIQUE AQUI PARA VER E FAZER EXERCÍCIOS COM EXPRESSÕES E TERMOS PRÓPRIOS PARA ALIMENTAÇÃO


OBS: Em todos os comentários que os alunos postam em francês, é importante ressaltar aqui que podem ocorrer pequenos erros de ortografia que na maioria das vezes são corrigidos em aula presencial, não faço a correção em minhas respostas.Trata-se justamente de um dos objetivos do espaço "blog" como ferramenta para o aprendizado de uma Língua Estrangeira (LE), ou seja , faz parte do processo de construção da competência escrita do aluno. Portanto questione se tiver dúvidas quanto a grafia de uma determinada palavra vista em comentários. Nas postagens que são resultado de trabalho dos alunos entretanto, todos os textos passaram por correção.

Pommes de terre au Roquefort
Kir Royal: Cassis et champagne
Au Restaurant : nous avons appris dans ce dialogue ce que c'est un KIR
Potage au potiron ( Sopa /caldo de abóbora) e vocabulário básico
Veja esta receita ampliada,  clique na imagem.